sábado, agosto 13

Arte & Nando Reis

Arte é algo que deve ser consumida em sua forma mais pura, mais crua. Quanto mais pura e crua, mais natural. Quanto mais natural, mais essencial, no sentido de vir da essência. E quanto mais em sua essência, sem dúvida, melhor.

Por isso, e por outros fatores, que aprecio muito a arte mais independente, pois é a arte que menos sofre influência do mercado pausterizador midiático. Teatro, cinema, arte plástica e, claro, música. Não vou dizer tanto de literatura, porque literatura é criada só, em casa, e não tem, basicamente, como sofrer influência de outros. Em alguns casos, tem, eu sei, é óbvio quais são. Mas na maioria, não.

Mudando um pouco, eu nunca gostei dos discos, das músicas gravadas pelo Nando Reis.
Nada contra ele. Muito pelo contrário. Sempre o achei um compositor de primeiríssima linha. Fora que ele é são-paulino e gosta muito de Bob Marley. Mas como intérprete, em seus discos solos, sempre achei que falta a ele uma melhor assessoria em relação ao vocal. Nada contra a produção em si, mas vocalmente sempre achei que, em alguns momentos cruciais da música, em sua careira solo, ele peca. Nas músicas em que assumia o vocal quando nos Titãs e nas músicas em que gravou, por exemplo, com a Cássia Eller, essa deficiência some. Por isso acredito que o problema é que, quando “sozinho” no estúdio, a pessoa que produz seus álbuns, ou alguém que está ali perto, tem dado a ele a orientação errada.

Acabo de ver o DVD do Nando, ao vivo MTV.
Comprei o DVD há pouco, para Ela, que é enorme admiradora da música dele. Mas somente hoje assisti ao DVD. E foi com muita atenção.

E aí que vamos costurar os dois assuntos citados aqui.
Ao vivo, no palco, com sua espontaneidade, com sua banda, a coisa fica muito mais crua, mais pura. E ali, no show, é outra coisa. A tal influência que ele tem em seu vocal, quando ao vivo, quase que desaparece. Fica completamente minimizada. Ali, ao vivo, cru, o Nando Reis é excelente. É ótimo.
Fiquei surpreso. Nando in natura é realmente muito bom.

Agora fiquei até curioso, e com enorme vontade, de vê-lo ao vivo com seus Infernais. Sei que terá um show dele aqui no Rio em breve, mas acho que não dará para ir. Pena. Mas ainda verei um show do Nando. Ele merece.

Um comentário:

  1. Eu sei..já vi ele ao vivo. É muitooo bom!! É por isso e por outras que eu sempre gostei dele.

    ResponderExcluir