terça-feira, julho 12

Gostar

É curioso isso, esse negócio de gostar de outra pessoa. É curioso porque - nem me aprofundarei no assunto tanto, pois acho mais batido do que tudo - o ser-humano é extremamente egoísta e quando gosta de alguém está, na verdade, gostando de si mesmo, pois gosta daqueles que mais tem afinidade, que mais se parassem consigo mesmo, blá-blá-blá. Disso todo mundo sabe, ok. Mas ainda assim acho curioso.
O curioso é que, vez ou outra, você é surpreendido ao descobrir o quanto de você uma pessoa que você admira tem. As vezes você tem uma pequena afinidade com alguém. Começa a gostar então da pessoa. De repente, descobre três ou quatro coisas que você julga importante em você, que essa tal pessoa também traz em suas características.

Um exemplo disso é o Salman Rushdie. Desde quando ele escreveu "Versos Satânicos" e os xiitas do Oriente Médio juraram-no de morte, com aprovação do então aiatolá Khomeini, passei a admirá-lo. Pela coragem. Pela atitude. Aos poucos a admiração cresceu. Agora, se me arrependi muito de não ter ido ao Flip, ele foi o principal responsável.

Pois bem, ontem ele foi sabatinado na Folha de S. Paulo. Então, catei algumas declarações dele durante a sabatina que, pronto, agora gosto ainda mais do sujeito. Incrível.
"Na verdade, não tenho um livro favorito, depende do dia da semana e do tipo do dia."
"Sou da geração do rock'n'roll. Cresci com ela e continuo assim na meia idade. Meus filho ouvem rap e eu gosto disso. É uma coisa interessante, o primeiro fenômeno cultural global."
muito difícil separar a vida privada da vida pública. Há 200 anos, escrever um romance era algo totalmente diferente. Era possível contar a história de um personagem sem ter de abordar assuntos reais. Agora, para explicar as vidas das pessoas comuns, dos personagens, é preciso ir a um contexto mais amplo."
"Receio dizer que não gosto do trabalho de Paulo Coelho."
"Ou tenho mau gosto ou as outras pessoas têm."
"Há livros facilmente consumíveis e que dão um conforto simples às pessoas. Não é o meu negócio."

Salman Rushdie é o cara.

Um comentário:

  1. estava procurando alguma coisa sobre op salman e caí aqui... estranho né?

    :/

    ResponderExcluir