sexta-feira, outubro 7

Festival do Rio

Só uma constação que fiquei devendo.
Em relação ao Festival do Rio, ao qual fui na última terça, descobri algo curioso: os filmes mais cultuados pela mídia, indicados como os melhores (10 ou doze), estavam todos com lotação esgotada. Porém TODOS os demais, que a mídia pouco falou, estava com algo em torno de apenas 30% de sua lotação.
Fui muito bom (e tranqüilo) ver o filme bom, com possibilidade de bate-papo com a diretora, atriz e roteirista do mesmo, numa sala grande e vazia.

O que ficou? Ficou que, ao que me parece, carioca cinéfilo só gosta do que está na moda. Filminho comentado por aí, lota, todos querem ver. Filme alternativo e realmente independente (que não tem o menor apoio da mídia local), ninguém se interessa, ninguém vai atrás. Parece que só porque não saiu no Globo ou no JB, não é interessante. Já em S. Paulo costuma ser difícil achar um filme com ingresso para comprar na hora, pior ainda sala vazia.

Ficou também que eu sei de sete pessoas que foram ao festival. Apenas uma dessas pessoas é carioca. O resto, todos de S. Paulo. E olha que trabalho a 10 minutos de seis salas de cinema que estavam exibindo o Festival.

Incrível!

2 comentários:

  1. oi, Leo. Well, eu sou uma rata antiga do Festival. A partir do ano 2000 só fui a trabalho (tem mais sobre isso no comment ao teu post do dia 9), mas acho que por uns bons quase 10 anos antes disso eu era daquelas de comprar passaporte, ver 4 sessões por dia, filme russo com legenda em húngaro e tal... E eu conheço uma boa turma de cariocas-festivaleiros, gente inclusive que tira férias pra ficar no cinema, e gente que eu SÓ vejo nos 15 dias de festival, nunca na praia, nunca em outros lugares (o que, convenhamos, no Rio é uma raridade).
    O que já ouvi dizer, e acho que é bem por aí, é que o Festival do Rio é a parte-festa da coisa: mais filme comercial, com mais balada, mais editorial da Caras, mais diretor incensadinho pela mídia. Já a Mostra de São Paulo atende melhor os cinéfilos-sérios e tal... A Mostra eu não conheço à paisana, só trabalhando.
    Uma diferença que eu vejo é que o Festival meio que pára o Rio (o 'meu' Rio, pelo menos), talvez porque as opções culturais aí não são tantas. A Mostra me parece só mais uma coisa rolando aqui, não tem o mesmo clima. Mas sei lá, pode ser só impressão de semiforasteira (e aí é vc que vai me dizer).

    ResponderExcluir
  2. Filmes russo com legenda em húngaro?! Foi mal, hein!
    :o)

    É. O Festival do Rio é mais festa. Talvez por isso não seja tão bem absorvido pela população. Veja que você consegue até reconhecer os cinéfilos que a ele vão. E o de SP, por ser já "apenas" um algo mais, já está tão bem absorcido, tão frequentado.
    Concordo com você....

    ResponderExcluir