quinta-feira, novembro 3

Caetano (e Gil)

Caetano briga publicamente com Gil.

Está lá, na capa da Folha de S. Paulo de hoje, e na capa do caderno "Ilustrada", da mesma Folha de S. Paulo, em letras garrafais: "Para Caetano, Governo Lula é 'inoportuno'".
'Tá bom, 'tá bom. Eu sei que isso, para Caetano e Gil, não é rompimento, briga, discusão, nem desentendimento. Isso porque, todos nós sabemos, eles mal pensam.
Desculpem-me, aqui, todos aqueles que são fãs de um ou de outro. Mas analisemos os fatos. Caetano e Gil passam longe de serem inteligentes, diferentemente do que a mídia (e eles próprios) nos pregam religiosamente.

Pensem comigo:
- Para Caetano, o que é 'inoportuno'?
O Governo Lula

Atentem-se para o fato de que, para Caê, 'inoportuno' não é a presidência, o presidente, Lula. E sim seu governo. Eu usei dois neurônios (ou menos) para descobrir que quando diz-se "governo Lula" (ou "governo FHC"), engloba-se todos os setores do governo. Para Caê, inoportuno é a política econômica, a política externa, a política do governo, todos seus ministros, etc.; afinal o "governo Lula" é formado por tudo isso.
Mas, peraí, quem é o Ministro da Cultura do governo Lula?
Ah, tá. É Gil, né?
Pois é....

Olha, o governo Lula a gente vai ter que agüentar um máximo de 8 anos. Tudo bem para quem agüenta Caê a tanto tempo....

Ah, sim. Eu sei. Eu tenho mesmo uma grande má vontade com o Caê. Mas o que digo tem propriedades.
Peguemos o genial movimento Tropicalista, que impulsionou os dois tais à categoria de semi-Deuses de araque. Reunidos com Gal, com Tom Zé e com Bethânia, eram geniais. Depois ainda, associados a Mutantes então...
Mas e eles? Além de liderarem o grupo (e lideraram porque são mandões, mimados, acham que mandam e que podem, têm personalidade forte e tudo mais, e não porquê eram mais criativos), o que fizeram?
Fizeram algumas letras, algumas músicas....
Besteirada, hein?!
Naquela época, se eu estivesse com um ácido ou um baseado na boca ao lado de Sergio Dias, Arnaldo Baptista, Tom Zé e Bethânia, Deus pai, eu podia escrever um "atirei o pau no gato" qualquer, que musicado e ajustado por eles, minha música seria Divina.
Mas vem cá, depois que eles se "dissolveram" e foram cada um para um lado, o que de EFETIVAMENTE original e inteligente, novo, Caê e Gil produziram?
Picas, principalmente Caê.

O que difere Gil de Caê é que o primeiro é um pouco mais humilde, mais simplório, mais "na dele", digamos assim. E tem mais criatividade, mais impatia. Suas músicas são boas (não divinas, mas boas). Caê não é inteligente. Mas ele se vende como. Pior é que, além de outros acreditarem nisso, ele mesmo acredita nisso. Ele é culto, mas inteligente? Pode ser criativo (eu tenho sérias dúvidas disso), mas inteligente? Ele pode fazer música boa... um dia, quem sabe.

Mas a mídia gosta disso. Gosta dele. Ele é polêmico, ele vende jornal. A mídia sabe que o que ele fala é merda. Por isso divulga. Para ver o circo pegar fogo.
(olha eu contribuindo para isso...)

Sim, esse é um manifesto anti-Caê, o cara mais mala do mundo. Não gostaram, vão ouvir Novos-Baianos ou Tom Zé que passa.

3 comentários:

  1. Você disse tudo: o Lula, no máximo 8 anos, já o Caê... haja paciência! Assino embaixo do teu manifesto e do antídoto anti-"eusouopaidotropicalismo" que você sugere. Ah, e um momentinho futilidade pra combinar com o tema: ele vai cantar no final de América! kkkkkkkkk Não tô brincando, li hoje no UOL...

    ResponderExcluir
  2. Putz, era só o que faltava para essa novela...

    ResponderExcluir
  3. Ele faria um grande favor para o mundo se ficasse de boca fechada e só fosse lembrado pelo que fez junto com os Novos Bahianos e com Os Mutantes (maravilhosos, fantásticos, surpreendentes até hoje!).
    Ele já est[á ficando velhinho, podia se recolher a sua insignificância... A única coisa que nos resta é ter ouvidos seletivos...
    Ah, ele cantou no final da américa por que era o casamento da namorada da esposa dele... Eles são MUITO amigos, se é que você me entende! :P

    ResponderExcluir