quinta-feira, novembro 3

Alberto Quem?

E por falar em jornal (sim, nobre e raro leitor, o post anteior também foi puxado de um jornal) o Jornal do Comércio, da capital do Estado brasileiro mais rico culturalmente (Pernambuco), publicou ontem uma entrevista com Alberto Fuguet.
- Quem?
Não sei.


Quer dizer, Alberto Fuguet é um escritor chileno radicado no Grande Irmão, autor do livro "Os Filmes de Minha Vida", recém-lançado por essas terras.
A entrevista não é seguida de nenhuma crítica do livro, impedindo-nos de termos qualquer base se vale a pena ler ou não. Aliás, pela entrevista, parece que Caê faz sua escola.
Veja um trecho:


JC - Você poderia explicar o significado de McOndo?

AF – Tudo começou como uma grande piada. É o desejo de olhar a América Latina com olhos de um latino, não com olhos de turista. É a Avenida Paulista em São Paulo com todos aqueles anúncios, com seus prédios e garotos de tênis Adidas. McOndo é Shrek em português brincando em um shopping center numa selva. McOndo é o oposto de García “Macondo” Marquéz. É a McDonald’s e a Globo. A América Latina é estranha, intensa, talvez mesmo hiperreal mas não bonitinha, e não é Carmem Miranda, não é o paraíso para exportação.


Fale a verdade. Como diria Djavan, caetaneou ou não?
Isso porque eu nem disse ainda que o cara não gosta dos livros de Gabriel Garcia Marques....


Obs.: É, eu sei. Hoje eu estou mesmo meio chato, meio ácido. Acho que é a "TPM"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário