domingo, fevereiro 12

Pizza, alimento sagrado e... doce

A pizza pode ser um alimento sagrado.
Pode. Não necessariamente é (e o Rio de Janeiro, desculpem-me os cariocas, é mestre em provar isso).
Para ser sagrada a pizza depende de muitos detalhes.
Começa pela massa, que deve ser saborosa, e não deve ser nem grossa, nem muito fina (afinal borda se come, não se joga fora). O molho de tomate é a peça chave da pizza. Molho caseiro, bem temperado, sem economia, sem exagero, deixa a pizza deliciosa. O queijo utilizado, seja um mozarela, seja o requeijão (Catupiry é a marca, anta!), ou qualquer outro, no caso da deliciosa 4 queijos, deve ser sempre de altíssima qualidade, assim como todos os demais ingredientes.

Você pensou em catchup? Por favor, saia deste blog. Você não é bem vindo aqui...

Se tudo isso estiver em ordem, a pizza fica sagrada.
Um simples deslize, a pizza perde o status de sagrada. Mas pode ganhar o status de deliciosa, desde que o deslize não seja no molho de tomate, que é primordial.

Agora, raciocine. É óbvio que para que tudo isso dê certo, claro, há um custo. Então desconfie da pizza muito barata. Em 100% dos casos, você terá uma frustração.
Só que existem os milagres.
Ah, existem milagres, sim. E eu presenciei um milagre desses ontem. Bem na minha frente.

A pizza tinha a massa fina, sem muita borda (o que passa, sem problemas) e, para por tudo ao chão, não tinha molho de tomates!
Acreditam? Não?
Ora, claro que não tinha molho de tomates: era pizza doce.
Aliás, que pizza doce.
E olha que pizza doce gostosa é difícil, afinal, como dito lá em cima, pizza boa deve contar só com bons ingredientes. E achar uma pizza doce com um bom chocolate é como achar uma agulha no Saara. E, acredite, o chocolate da pizza de ontem era de bom para razoável. Mas a tal pizza doce que me derrubou no chão (no bom sentido) não levava o chocolate. Era até bem simples: açúcar, canela e abacaxi.

Você já conhecia pizza de abacaxi? Nem eu.
Mas ontem eu conheci. E, pelo amor de seja lá quem for, que coisa mais deliciosa. O pessoal não economizou no abacaxi, cortado em pequenos cubos. Coisa de louco. Divina. Fantástica. Sagrada.


Eu aconselho:
Você está em casa sem fazer nada e com vontade de comer alguma coisa doce? Então compre um bom abacaxi, prepare a massa e bom apetite. Você não vai se arrepender. Com certeza.

2 comentários:

  1. Hummmm, esse post deu até fome. Eu amo pizza, se pudesse comeria todos os dias. Aqui em Sampa, numa travessa da Consolação, tem uma pizzaria muito, muito tosca (o ambiente é quase um boteco e os garçons são mal-humorados pra caramba) mas faz uma das melhores pizzas que eu já comi (e olha que eu já comi pizza na terra onde ela foi inventada). Pizza de abacaxi eu nunca provei, vou procurar.

    ResponderExcluir
  2. Dani, vale a pena. Vai na minha.

    ResponderExcluir