sexta-feira, setembro 30

Contardo Calligaris e Eu

Ontem, quando eu li coluna do excelente Contardo Calligaris no caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo, senti uma certa identificação quando ele disse assim: "...um intenso processo de pensamento: reavaliação contínua da realidade, dúvidas sobre a ação certa, exame constante de consciência e por aí vai. Esse processo leva o sujeito a um conhecimento especial das contradições de sua própria alma e da dos outros"*
Isso sou eu.
Parece que me falta modéstia, não? Mas não falta.
Primeiro que isso é doloroso demais. Depois porque se vc ler o texto todo, ele fala justamente que essa é a característica de uma das doenças, ou melhor, desvios mais enigmáticas que tem.

Conheço bem o tal desvio. Fui apresentado a ele ainda adolescente e nunca procurei uma ajuda externa, profissional ou não. Aprendi a conviver (muito bem) com isso. Isso me gera alguns problemas: sou muito racional, sou muito crítico, sou chato, etc. Mas, ainda assim, sou feliz com isso.


Bom, quando eu li o texto dele, fantástico, me senti bem. Alivia saber que isso não é tão errado assim. Então eu pensei em colocar algo sobre o texto aqui, mas tenho medo de ferir a propriedade intelectual dele, mesmo porque o texto é restrito para quem é assinante UOL.
Não violarei a lei, apesar de ser contra ela.

Então por que estou falando sobre?
Uma parte é porque tem uma pessoa pela qual sinto muito carinho e que precisa ler isso (sim, essa pessoa assina UOL), para que saber que não está só, que isso não é errado, que, pelo contrário, se controlado pode ser muito, muito bom; mas certamente essa pessoa foi a grande desculpa que meu cérebro achou para eu citar algo sobre o tal texto por aqui.




(*): o sublinhado no texto é meu, não do autor

2 comentários:

  1. Racional, crítico, chato. Vc acha que isso é normal, vc é feliz assim e acha isso normal. Agora, o meu jeito de ser, não é normal pra vc. Te afeta. E tudo isso que vc escreveu?? Só afeta vc? Às vezes sinto que vc não tem muita idéia da dimensão das suas palavras, dos seus gestos. Vc exige mudança e vc mesmo é estático, se acha normal assim.
    By the way, vc esqueceu de colocar duas outras características: prolixo e subjetivo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Léo... É absolutamente normal ser assim: racional,crítico e chato.
    Belo texto... belo post...
    Um "pires" a menos no mundo!

    ResponderExcluir