segunda-feira, março 6

Oscar qual?

E o Oscar, hein? Que coisa, não?
Bem, honestamente, não.Ô coisinha mais chata.
Eu nunca, em toda minha vida, consegui assistir a uma cerimônia dessas, e não foi por falta de tentativa. Em todas as vezes que tentei o resultado foi o mesmo: sempre tem outra coisa muito mais interessante para se fazer ou para se ver (ontem, p. ex. a HBO passou HellBoy).
É sério.

VMB (Vídeo Music Brasil), Grammy, Cannes, Globo de Ouro, MTV Movie Awards, Oscar... ufa! Não faltam prêmios por aí para os outros tentarem dizer pra gente, ou melhor, empurrar pela nossa goela abaixo quem é o supostamente melhor.
Mas, e daí? Não gosto de filmes Hollywoodanos. A música pop, ou melhor, as músicas mais populares, em geral, não tocam no meu radinho de pilha. Então, para mim, esses prêmios não significam absolutamente nada.
Desculpe, mas tente entender: eu sou amante de artes. Mas leia com calma: A R T E S. Entendeu? Arte. E arte, claro, como todos nós sabemos, inclui pintura, escultura, literatura, música, teatro, dança, cinema e fotografia. Somando isso ao fato de que minha principal (e pior?) característica é ser muito, ou melhor MUITO crítico em relação a tudo que amo, o que inclui, como dito acima, artes...

Entendeu por que o Oscar não me vale picas? Raramente premia a arte.

Para mim vale muito mais, por exemplo, um prêmio como o da revista Roadie Crew, uma revista de música pesada (música essa popularmente conhecida como Metal, da qual eu gosto muito). O prêmio é eleito pelos leitores. Cada leitor pode votar uma vez e pronto. Os mais votados são eleitos os melhores. Não é isso perfeito?

Se os prêmios cinematográficos fossem focados em seus ramos, quem sabe... Digo, imagine que bacana um prêmio que premiasse efetivamente a arte, sem politicagem, nem nada. Não seria melhor?
Quer ver só? Então veja:
Você sabe o que tem em comum os filmes “Cidadão Kane”, “Fellini 8 ½” e “O Grande Ditador” (para ficar só nesse do Chaplin)?
Nenhum deles ganhou o Oscar. Ou melhor, todos eles deixaram de ganhar o Oscar para os “excelentes” e “sempre lembrados” filmes “Como era Verde meu Vale”, “As Aventuras de Tom Jones” e “Núpcias de Escândalo”, respectivamente.
Então para que perder tempo?

Aliás, a saber: no prêmio da Roadie Crew, a excelente banda “King Bird”, formada por amigos e colegas meus, que ano passado lançou seu primeiro disco por uma gravadora, mas não toca em rádio, não vende em nenhum loja fora de São paulo e essas coisas todas, conseguiu os seguintes méritos:
- 2ª banda revelação
- 3º melhor vocalista (o excelente João Luiz)
- 6º melhor guitarrista (o irmão Silvio Lopes)
Eis algo a se comentar...


Oscar, para mim, é o nome do ótimo zagueiro titular do Tricolor durante a década de '80.

2 comentários: