segunda-feira, outubro 25

Toquinho & Vinícius

Eu acho, humildemente, que tinha um grupo específico, formado por quatro pessoas geniais, que, individualmente, produziram poemas, músicas ou poemas musicados, se preferir, da mais fina e bela forma que um dia algum humano sonhou em fazer. Vez ou outra, como que para mostrar para nós mortais que o segredo de tudo é a união humilde, eles faziam algumas parcerias. Dentre os quatro, que são Tom, Chico, Vinícius e Toquinho, eu classifico que:
- o mais poeta era Vinícius
- o mais erudito era o Tom
- o mais musical é o Toquinho
- a síntese é o Chico
Não a toa, acho Chico o melhor individualmente, pois sintetizava um pouco de cada. Porém ele nunca foi o melhor em algo, mas sim o mais completo. Se Toquinho, que é mais musical que todos, por exemplo, se juntava com Chico, saia uma música fantástica. Mas foi com Vinícius que Toquinho melhor se complementou. Toquinho&Vinícius, escrito assim pq assim o eram, uma coisa só, fizeram coisas que ao meu ouvido, faz arrepiar o corpo e encher de lágrima os olhos. Tocam a fundo o coração. Um exemplo disso é uma música cuja letra copio abaixo. A música e a letra são de Toquinho, mas foi gravada em parceria com Vinícius. O resultado final é maravilhoso. Já a versão solo de Toquinho para essa gravação - vejam que música e letra são de Toquinho - tem um que de "tá faltando algo". E falta mesmo. Falta Vinícius.

"Eu que andava nessa escuridão
De repente foi me acontecer
Me roubou o sono e a solidão
Me mostrou o que eu temia ver
Sem pedir licença nem perdão
Veio louca pra me enlouquecer

Vou dormir querendo despertar
Pra depois de novo conviver
Com essa luz que veio me habitar
Com esse fogo que me faz arder
Me dá medo, vem me encorajar
Fatalmente me fará sofrer

Ando escravo da alegria
Hoje em dia, minha gente
Isso não é normal
Se o amor é fantasia
Eu me encontro ultimamente
Em pleno carnaval
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário