sexta-feira, novembro 12

Paraíso

....Hoje ouvi alguém dizer que perdeu o Paraíso, mas ganhou a inteligência. Ele, claro, se referia ao Paraíso de Deus, bíblico, perdido por Adão e Eva. Ele quis dizer que com a saída do Paraíso por parte de Adão e Eva, o ser humano pôde evoluir mais e melhor. Eles quis criticar a Igreja.
....Concordo com ele.
....Mas isso me fez pensar, afinal, Adão e Eva nos tiraram do Paraíso divino. E o que nos sobrou? Não temos mesmo mais direto a paraíso nenhum? O que é hoje o paraíso?

....Tenho duas amigas bonitas que trabalham em uma empresa multi-nacional razoavelmente bacana, em um bairro classe-média-alta da maior cidade do país. O salário delas nunca atrasou e os benefícios estão sempre em dia. Estão na empresa há tempo suficiente para todos saberem que são essenciais nela. Conquistaram o respeito e a admiração de todos, seja pelo lado profissional ou pelo pessoal. O ambiente - lê-se colegas e amigos de trabalho - é, de um modo geral, ótimo. Ao lado delas, só grandes companheiros ou amigos. Saem para aquela sagrada cervejinha com quase toda semana e, nas férias, sentem falta do pessoal do escritório.
....Para coroar, as duas namoram com caras bonitos, inteligentes, divertidos e que, facilmente, cativam todos.
....Elas são tão amigas uma da outra que estão comprando um apartamento no mesmo prédio.
....É a típica trajetória de uma vida de sucesso pessoal e profissional.
....Qual mulher não queria viver a vida que elas vivem? Que homem não queria ser tão bem sucedido?
....Olhando assim, de fora, realmente dá uma inveja incrível. Mesmo que você tenha sua parcela nessa conquista, você, sem perceber, pode invejá-las.
....Mas, esperem um pouco. Cheguem mais perto e conversem com elas. Seja delas aquilo que qualquer pessoa precisa e que elas merecem ter: um amigo de verdade. Não tenha medo do poder delas.
....Porque é só chegando mais perto que você percebe que essa história toda têm um lado difícil e complicado: a vida profissional delas não é a aquilo que elas sempre pediram a Deus. A ponto de ambas desejarem outra coisa.
....Aí, eu paro e me pergunto: quem é realmente dono do sucesso?
....Tenho outras duas amigas bonitas que moram numa cidade litorânea há alguns anos. Vivem na praia, cercadas de seus amigos. Também saem pra beber regularmente e também se divertem muito. O salário não é dos mais altos e o emprego não é em uma grande companhia multi-nacional. Mas e daí? Elas, pelo menos, não tem nenhuma gerente se achando o centro do universo que as humilhem.
....Talvez o grande segredo do sucesso seja saber seus limites. Se as duas primeiras aguentam o que aguentam, talvez seja porque realmente são mulheres de sucesso.
....Mas e o paraíso?
....Nos dois casos, o maior sucesso delas quatro é viver cercada por grandes amigos, que as divertem muito, onde a relação de amor é recíproca.
....O paraíso não é eterno, nem constante, assim como não existe felicidade, e sim alegria. O paraíso ora vai, ora vem. E quando vai, nos deixa ora no purgatório, ora no inferno.
....Talvez o paraíso não seja um lugar, nem um estado de espírito.
....Eu não preciso morrer para ser levado ao paraíso, ao purgatório ou ao inferno.
....Já os conheço muito bem.
....O inferno e o purgatório, todos têm os seus.
....O paraíso são os outros.

A frase "Eu perdi o Paraíso, mas ganhei inteligência" é dita por Zeca Baleiro na música "Piercing", lançada no disco "Vô Imbolá", lançado em '99

Nenhum comentário:

Postar um comentário